Digex lists 4 trends for post-pandemic aviation
23 de julho de 2020The Pandemic’s Lesson
27 de novembro de 2020
Aos 7 anos de idade tive despertado meu interesse pela aviação bastante influenciado pelas estórias “fabulosas” contadas por um tio que trabalhava na REAL Aerovias, no Aeroporto de Congonhas e pela prática de aeromodelismo, iniciada por influência desse mesmo tio. Depois da oscilação de meus interesses entre diferentes áreas como Medicina e Eletrônica, acabei me formando em Engenharia Aeronáutica em 1969.
Trabalhei em aviação por quase 50 anos passando inicialmente pelo CTA como estagiário em desenvolvimento e certificação e na sequência pela indústria de construção aeronáutica tendo trabalhado na Neiva e na EMBRAER por 22 anos em atividades ligadas à engenharia, ensaios estruturais, desenvolvimento, certificação e produção; depois disso passei por mais de 20 anos em atividades ligadas à manutenção de aeronaves nas empresas Security Couriers Táxi Aéreo, TAM Linhas Aéreas e TAM Aviação executiva por onde atuei em engenharia, planejamento, manutenção e qualidade.
Paralelamente às atividades profissionais em aviação adotei como atividade de lazer o voo em planadores e monomotores de pequeno porte, tendo participado até de vários campeonatos de voo a vela, embora nunca tenha me destacado como um aviador excepcional. Participei também de forma não remunerada em gerenciamento do Aeroclube de Voo a Vela CTA por 18 anos e ainda ministrando gratuitamente instrução de pilotagem de planadores. Ligado à está atividade participei com um grupo inicial de 44 pessoas da criação e desenvolvimento da Associação Recreativa Centro de Voo a Vela Ipua, em Caçapava, uma entidade cujo objetivo é congregar atividades aéreas num ambiente em que as famílias estejam próximas dos aeronautas.
Foi tudo uma experiência bastante rica e variada, tendo tomado contato com vários segmentos tanto da aviação civil como militar e tendo tido contato intenso com aeronaves desde planadores (de madeira, metal e fibra de vidro/ carbono), mono motores (de tela/ madeira e metálicos), bimotores (Seneca, Navajo, Bandeirante e Brasilia) até grandes aviões como AIRBUS Famílias A320/A330 e A340, Boeing 727/737/767 e 777, Mc Donnel Douglas MD 11, Fokker F27, F50 e F100 e ainda aeronaves militares (Neiva Universal T25 e EMBRAER Tucano Bandeirante Patrulha Naval e AMX). Tive a oportunidade de conhecer inúmeras pessoas civis e militares de todos os níveis hierárquicos nas organizações por que passei e de varias nacionalidades; viajei a serviço inúmeras vezes e por vários continentes.
Tive a oportunidade de aprender muito sobre aviação e de acompanhar a prodigiosa evolução da mesma, sempre superando de longe qualquer expectativa. Participei por varias crises da aviação neste período de cerca de meio século mas absolutamente não me arrependo. Um ponto importante que aprendi em minha vida pessoal e profissional é procurar ajudar ao máximo as pessoas a se desenvolverem; isso é muito gratificante principalmente quando encontramos pessoas depois de algum tempo e constatamos suas evoluções. Lembrando de meu tio entendo que as coisas podem ser bem mais “fabulosas” do que as estórias que ele contava nos anos cinquenta.
Me aposentei em 2015 passando a ter uma pacata vida com atividades domésticas, algumas viagens e prática ativa de ciclismo aceitando alguns desafios como o Caminho da Fé com 540 km de subidas e descidas em 8 dias. Nada de que reclamar mas faltava um desafio real. Em 2018 aceitei um convite de voltar a trabalhar na aviação na DIGEX, em São José dos Campos, cuidando da Area da Qualidade associada à manutenção de grandes aeronaves como AIRBUS FAMÍLIA A320, BOEING 727 e 737 e aeronaves militares como C130 e P3. Pura adrenalina com intensa cobrança dentro de um cenário de recursos limitados e trabalho a qualquer hora em função das necessidades. Aviação segundo muitos é como cachaça.
Temos nossas limitações como seres humanos e creio que em função da idade minha carreira profissional não se delongará por muito mais tempo. Mas por enquanto vamos tocando com fé.
Álvaro Pereira
Gerente de Qualidade
Especializações:
Planadores, mono motores, bimotores, AIRBUS Famílias A320/A330 e A340, Boeing 727/737/767 e 777, Mc Donnel Douglas MD 11, Fokker F27, F50 e F100 e ainda aeronaves militares (Neiva Universal T25 e EMBRAER Tucano Bandeirante Patrulha Naval e AMX).